segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Risoto de Rabada com agrião.




Ingredientes:

2 kg de rabada

2 maços de agrião

2 folhas de louro

3 dentes de alho bem picados

Suco de 1 limão

400 ml de vinho branco seco

400g de arroz arbóreo

1 cebola grande bem picadinha

4 colheres de sopa de azeite

Caldo do cozimento da rabada

Caldo do cozimento do agrião

100 g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta- do- reino a gosto



Preparo da rabada:

Retire o excesso de gordura da rabada, acrescente o suco do limão, os 3 dentes de alho picados, as folhas de louro, o sal e a pimenta- do- reino e deixe marinando de 15 a 20 minutos.

Coloque a rabada e as folhas de louro em uma panela de pressão e complete com água. Deixe cozinhar de 40 minutos a 1 hora até que a carne esteja soltando do osso. Reserve o caldo (se desejar um risoto mais light leve o caldo a geladeira por 1 hora e depois retire o a película de gordura do caldo) e desfie a rabada.

Em outra panela cozinhe o agrião em aproximadamente 1 litro de água. Reserve também este caldo e corte o agrião em pedaços pequenos.

Preparo do risoto:

Esquente o caldo da rabada.

Em outra panela aqueça o azeite, acrescente a cebola bem picadinha e refogue, junte o arroz arbóreo refogue mais um pouco. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco, em seguida acrescente a rabada desfiada.

Junte o caldo da rabada aos poucos, sempre mexendo, quando o arroz estiver ao dente acrescente o agrião picado e o parmesão ralado, misture bem e sirva quente. Bom apetite!!!!

Obs. O risoto deve ser feito em fogo alto e o caldo do agrião só será usado caso o caldo da rabada não seja suficiente para dar o ponto do arroz.

2 comentários:

  1. Amo tudo que fazem, maestros dos temperos,sabores e aromas...hummm... saudades dos jantares feitos por vcs...e das sobremesas que adoçaram um pouquinho mais a minha vida...rsrsrs...E acima de tudo os amo muitão.
    Estou aproveitando as receitas enquanto estou de viajem, mas qdo estiver por aí faço questão de um almoço ou jantar!!
    bjs 1000
    Tuthy Luz

    ResponderExcluir
  2. Qnts porções, aproximadamente? Serve qnts pessoas?

    ResponderExcluir